Mídia Kit

Como montar o seu Mídia Kit

janeiro 23, 2015

Mídia kit, hoje é indispensável pra quem tem um blog, seja ele pessoal ou não, e que tem algum interesse em expandir comercialmente. É ele que guarda os dados, o clipping de onde o blog já apareceu, as estatísticas, a sua bio, os clientes que o blog já teve, etc.

É importante começar falando que o design do seu Mídia Kit  conta muito. Procure sempre fazer algo que seja visualmente bonito e atraente, isso irá prender a atenção de quem está interessado no Mídia. Sempre indo de acordo com a linha criativa do blog pra não perder a identidade. Tente não abusar de imagens e procure trabalhar com fontes (brinque com os tamanhos) e cores que façam referência a “cara” do seu blog. Se você não tem experiência ou habilidade pra fazer um design bacana, procure algum amigo ou profissional 😉 Vale a pena investir.

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QUEM É VOCÊ: Comece falando do blog, como ele surgiu, porquê, quem é você, quais as suas características e informações que introduza o leitor do seu mídia, no universo do seu blog. Neste momento tente direcioná-lo a entender quem é o seu público, ou seja, para quem você está falando e com quem você quer se comunicar. Desse jeito você estará deixando claro sobre o que é o seu blog e fortalecendo o conteúdo dele.

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CLIPPING: Essa é uma categoria importante. Tente reunir os principais veículos que o blog já foi citado ou ações bacanas que você já participou, etc. Mesmo se forem poucas, cite. Se achar que não há nada relevante, relaxe e pule essa parte, sem medo. ;D

ESTATÍSTICAS: Ela costuma ser a parte que mais interessa falando no quesito comercial de quem pede o seu Mídia Kit. Por isso preste bastante atenção nos números que irá divulgar, é preciso ter certeza e coerência nos dados que você está passando para a empresa que tem interesse em anunciar ou fazer alguma ação com o seu blog, é importante que você tenha como provar o que você colocou no seu Mídia, algumas pessoas costumam colocar printscreen, sim é uma boa saída, mas falando em estética eu prefiro colocar somente quando dá pra encaixar de um jeito bacana. NÃO é obrigatório usar prints e o seu mídia não vai perder valor por causa disso. Levante todas as informações como número de visitas, número de pageviews, número total desde que o blog nasceu, as cidades mais visitadas e de quebra até o tempo médio do blog se este for bom.

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REDES SOCIAIS: Coloque em quais redes sociais você está presente. Se você possui redes pessoais separadas do blog, cite as do blog, se são contas conjuntas pessoais, não se preocupe, também é interessante divulgar. Cite o número de seguidores no caso de twitter, instagram e pinterest. No caso de fanpage, quantas curtidas, cidade mais popular e grupos de idade são informações relevantes para se colocar!

CATEGORIA ESPECIAL: No caso de você ter uma categoria especial no blog, não perca tempo e insira também no Mídia. No meu caso, tenho a parte de editoriais no qual eu faço a produção e direção das fotos e também a transformação do look chique para o alternativo.  Se você tiver uma coluna diferenciada sobre viagens, culinária ou alguma coisa que ache relevante dar destaque, faça-o! Isso vale principalmente para a categoria de Looks do dia, que é recorrente em blogs de moda, informe quantas vezes ela é atualizada, se você é aberta a permutas, etc.

BOAS FOTOS: Procure sempre colocar boas fotos como referência em seu Mídia Kit. Tanto o layout como as imagens chamam muita a atenção de quem recebe este Mídia Kit.

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SOBRE VALORES: Se duvidar essa é a parte que as pessoas tem mais dúvidas. Quanto devo cobrar por um anúncio no meu blog? Várias amigas me perguntam isso e infelizmente não consigo responder baseado nas minhas estatísticas. Porque, pra mim, funciona da seguinte maneira: Não existe um valor em tabela pra se cobrar. Você deve montar essa tabela baseado no seu número de visitas, alcance de público etc. Não somos profissionais de mídia, portanto, temos que tomar cuidado e ter um bom senso ao cobrar esses valores. Minha dica é: Pegue o seu número de visitas por mês e separe valores para banners laterais e post patrocinado. Normalmente post patrocinado acaba indo com link para a fanpage, ou seja, já tem um público maior esse pode ser um pouco mais caro ou então você pode cobrar o valor do link no facebook separadamente.

Especifique os valores, tamanho dos banners laterais ou no topo, se possível tire um print do blog e faça setinhas indicando onde cada banner se encontra, uma espécie de guia pra facilitar o leitor(a) entender.

QUEM JÁ ANUNCIOU: Separe os principais clientes e parceiros que você já teve, se tiver depoimentos de algum é ponto positivo! No meu caso eu tenho a Quem Disse Berenice e Dona Margarida Closet.

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FORMATO: O formato mais recomendado de todos é o nosso amável PDF. Salve de uma maneira que fique leve o bastante pra enviar por email . Claro que existem outros meios, mas estamos falando de algo esteticamente bonito e em termos de usabilidade/funcionalidade. PDF apenas.

Espero ter ajudado e que o seu Mídia kit se torne eficaz para futuras parcerias de sucesso. Pra finalizar não podemos esquecer que o caminhar do blog depende de tempo, dedicação e amor, esses são os principais ingredientes pra que algo dê certo.

 

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